Pedal com 200 ciclistas encerra Caminhos do Frio 2013 em Bananeiras


 

Cerca de 200 ciclistas participaram neste domingo (28) do 1º Pedal do Frio Banana Biker que encerrou as atividades da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 na cidade de Bananeiras, Brejo da Paraíba. O roteiro cultural começou no dia 22 de julho e contou com shows gratuitos de Guilherme Arantes, Renata Arruda, Eloísa Olinto, Yegor Gomes e muito mais.

De acordo com Ivson Danilo, um dos organizadores do Pedal do Frio Banana Biker, a concentração dos ciclistas ocorreu na Praça Epitácio Pessoa, no Centro da cidade, com um café da manhã oferecido pela Prefeitura de Bananeiras. O percurso de 33 quilômetros passou pelas cidades de Solânea e Borborema. Em seguida o grupo retornou para Bananeiras.

“Saímos do Centro em direção ao campus da faculdade. Entramos em uma estrada de barro e seguimos para Solânea, uma região de serras. Retornamos para Bananeiras e seguimos para Borborema, o roteiro conta com cachoeira e locais que faziam parte do trajeto do trem. Por fim voltamos para Bananeiras, finalizando na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)”, explicou.

Além dos ciclistas de Bananeiras, estavam atletas de outras regiões da Paraíba como João Pessoa, Campina Grande, Solânea, Guarabira. Milton Gorgonho era um desses atletas. O grupo que ele faz parte saiu de Rio Tinto, no Litoral da Paraíba, para o pedal em Bananeiras. “Essa trilha daqui é diferenciada por conta do alto grau de dificuldade”, explicou o integrante do Pedala Vale do Rio Tinto. O grupo pratica o esporte na cidade de Rio Tinto três vezes por semana. Quinzenalmente os 60 ciclistas realizam um pedal ecológico na zona rural da cidade.

Ivson Danilo ressaltou que a trilha é voltada para ciclistas mais experientes. “A topografia não favorece os iniciantes. Estrada de barro e diversas ladeiras são alguns dos obstáculos que fazem parte do trajeto. Os iniciantes não suportam a carga” disse.

Ainda no roteiro estavam previstas duas paradas para hidratação e uma outra para agrupar os ciclistas. O passeio teve carro de apoio acompanhando os atletas, ambulância e equipe da Guarda Municipal. Ciclistas de outros estados, como Rio Grande do Norte, também participaram da atividade. “O ciclismo promove saúde e prazer de praticar atividade física. É muito boa essa prática esportiva”, finalizou o ciclista Milton Gorgonha.

Para o prefeito da cidade, o passeio ciclístico promove as belezas naturais de Bananeiras. “As trilhas deste passeio ciclístico passam pela antiga estrada de ferro, um dos patrimônios culturais da cidade. Espero que todos tenham gostado e se encantado com Bananeiras e suas belezas históricas e naturais”, finaliza Douglas Lucena.

I2 Inteligência


Warning: Missing argument 1 for get_avatar(), called in /home/annamar/public_html/wp-content/themes/annamar/single.php on line 56 and defined in /home/annamar/public_html/wp-includes/pluggable.php on line 2343