Pesquisa avalia São João de Campina Grande e Micarande está ‘sepultada’


 

Após o encerramento dos 30 dias de festa no chamado Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande (PB), a secretária de Turismo da cidade, Catharine Brasil, revelou que todos estão debruçados na tabulação de uma pesquisa realizada durante os dias do evento com turistas e moradores do município que estiveram nas proximidades do Parque do Povo, local central e onde foram promovidos todos os grandes shows musicais e apresentações de quadrilhas juninas.

A pesquisa, que deve ser divulgada no início de agosto, será uma referência para a preparação da festa junina do próximo ano. Segundo a secretária, os dados coletados serão analisados e servirão como base para que todos tenham uma noção técnica do evento e o que ele representa, por exemplo, para a geração de renda para os cofres públicos e os setores produtivos. “Até hoje não temos um dado confiável sobre a festa”, apontou Catharine Brasil.

Por meio de uma percepção inicial, a secretária, no entanto, disse que há muita satisfação das pessoas – turistas e moradores – em relação ao evento deste ano. “Percebemos que as pessoas retornaram a participar das manifestações populares”, disse a secretária.

Após o São João, a cidade se prepara para promover o Festival de Inverno, que será realizado de 23 a 30 de julho, e o Consumi Curta – Festival de Curtas, que será promovido de 23 a 30 de agosto. A secretária afirmou que a Micarande – Carnaval fora de época – está totalmente ‘sepultado’. “A maioria da população não quer mais a realização deste evento”, enfatizou. Campina Grande foi a primeira cidade brasileira fora da Bahia a promover o Carnaval fora de época.

Fábio Cardoso – Turismo em Foco