Salão de Artesanato expõe peças produzidas em presídios da Paraíba


 

O estande com as peças produzidas pelos reeducandos das unidades prisionais da Paraíba tem atraído a atenção dos visitantes do 19º Salão de Artesanato da Paraíba. Os produtos são resultado do programa Cidadania é Liberdade, que é desenvolvido pela Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração penitenciária (Seap). Entre as produções estão miniaturas de casas e utensílios para cozinha feitos de madeira, pinturas, bonecas de pano, blusas de crochê e objetos feitos de sabonete. O Salão segue aberto até o dia 26 de janeiro, com visitação gratuita no Jangada Clube, em João Pessoa.

O secretário Wallber Virgolino ressaltou a importância do trabalho realizado dentro dos presídios do estado como forma de ressocialização. “O Salão de Artesanato da Paraíba é uma verdadeira vitrine para que as pessoas conheçam o trabalho de ressocialização existente na Seap. Este é o resultado concreto de um trabalho árduo desenvolvido cotidianamente com muita determinação pelo Governo do Estado. Assim, demostramos que é possível preparar as pessoas em situação de cárcere para a volta ao convívio social e são verdadeiros artesãos que estão produzindo arte se preparando para este retorno”, frisou.

A gerente de ressocialização da Seap, Ziza Maia, comentou sobre a participação dos produtos no Salão de Artesanato. “É um momento muito importante para os reeducandos e as reeducandas que trabalham com o artesanato, pois se constitui como o espaço mais importante para a comercialização dos produtos. Com esta venda, a renda de cada participante é dividida em duas partes iguais, sendo uma delas revertida para a compra de matéria-prima e utensílios de fabricação artesanal, e a outra metade é colocada em uma conta bancária do autor das peças. Além disso, é importante ressaltar que a exposição e a venda das peças eleva a autoestima dos realizadores”, detalhou a gerente.

Secom Paraíba