Chef de João Pessoa é indicado a prêmio nacional de gastronomia


 

Fernando Franco, do restaurante Divina Itália, foi indicado ao Prêmio de Melhor Chef da Paraíba. O Prêmio Nacional Dólmã, do Grupo Conforto Gastronomia, vai reconhecer o trabalho de 27 profissionais de todo o país.

Franco tem uma carreira de sucesso em João Pessoa. Desde que chegou, há 10 anos chamou a atenção ao chefiar o Sagarana, restaurante de cozinha contemporânea do empresário Walter Aguiar, em Cabo Branco. Sua performance profissional atraiu o interesse das empreendedoras Ana Paula Fadul e Mariana Craveiro que o convidaram a lançar um restaurante de cozinha criativa na cidade. A união deu certo. Em junho passado, o Divina Itália completou 5 anos, tornou-se espaço consolidado na cidade e já acumula três selos de indicação do Guia 4Rodas.

Para Franco, concorrer a Melhor Chef da Paraíba é resultado do seu jeito transparente de trabalhar e um reconhecimento da sua missão em atender os clientes de forma cada vez mais individualizada. “A cozinha aberta ao salão gera confiança, sobretudo facilita o trabalho de identificar o gosto de cada um dos clientes”, diz.

Desde a primeira experiência em João Pessoa, seu trabalho é quebrar paradigmas. Anos atrás sua presença no salão tinha como maior desafio convencer um ou outro cliente a provar um filé alto, ao ponto, massas com cozimento al dente e sabores inusitados da rúcula com camarão. Hoje, alguns destes clientes gourmet são cúmplices no sucesso da casa. Por isso, são homenageados com receitas criadas em propostas instigantes do chef ou em parceria com eles. “Estes pratos não estão no cardápio, mas são pedidos até pelos ‘amigos dos amigos’ como a Salada da Gabi, o Rigattoni do Marcus, o Camarão do Tony, o Filet do Mauro”, revela Franco.

Para ganhar o título de Melhor Chef da Paraíba, uma das propostas do realizador do Prêmio é estimular a participação do público por meio das redes sociais, portanto, Franco já aciona clientes e parceiros a enfrentarem a maratona que exige vários passos. A estratégia é desafiadora, no entanto já está provado que o ”boca a boca” ainda é um grande braço do marketing na Gastronomia. “Fico feliz de ter a oportunidade de representar a Paraíba, demonstrando assim que a gastronomia local é bastante variada e que pode agradar todos os gostos”, completa.

Fernando Franco nasceu em uma colônia franco-italiana em Santa Catarina. Ele criou o Divina Itália em 1994 na Vila Madalena, bairro ícone da cena cultural de São Paulo. Divide a cozinha do restaurante com a paraibana Djanira de Farias, com quem é casado há 15 anos. Ela é responsável pela criação e produção das sobremesas da casa.

Assessoria de Imprensa do turismo em foco, foto Paulo Rossi