Nordeste se consolida como um destino internacional


 

Concorridos, os estandes dos nove estados do Nordeste presentes à edição da ABAV, que encerra neste domingo (28), mostram que a Região turística do País esbanja alegria, cores e belezas naturais do destino que atrai cada vez mais turistas estrangeiros e brasileiros. Mas se o Nordeste é sol, alegria e festa o ano inteiro, também prova na maior feira internacional do trade que busca ampliar recursos para recepcionar o viajante com dose maior de profissionalismo.

A propósito da expressão internacional da região, o secretário executivo da Organização Mundial do Turismo – OMT, Márcio Favilla, sentenciou na Abav que “o Nordeste é, no seu conjunto, um dos principais destinos de lazer do País e crescentemente para negócios.

A CTI – Nordeste foi a pioneira na governança do turismo, no que se refere à gestão e à capacidade de reunir os setores público e privado”. Pode-se dizer, segundo ele, que se trata de um “case internacional”, porque, afirmou, em poucos lugares do mundo há um organismo com tanto tempo de existência e que tenha sido precursor desse formato promocional no turismo. “Os idealizadores da CTI-NE, lá atrás, vislumbraram a importância dela”, considerou Favilla. No que se refere à BNTM, Favilla disse que a Bolsa é um instrumento útil para promover os destinos do Nordeste brasileiro, que têm evoluído no interesse do passageiro internacional.

Cultura e Turismo
Em todos os cantos da área do Nordeste na ABAV há novidades, lembra Roberto Pereira, que podem ser conferidas pelos profissionais que intermediam viagens. Prova de que cultura e turismo compõem uma dupla imbatível quando se trata do turismo na Região, Pernambuco homenageia Ariano Suassuna – dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, ícone das tradições no Nordeste. Não faltam música, artesanato, gastronomia e muitos outros atributos que comparecem à ABAV para destacar o Nordeste como um dos principais pólos turísticos do País.

Para Roberto Pereira, secretário-executivo da CTI -Nordeste – Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, “intensificam-se as parcerias com o trade, tanto com as agências de viagens e operadoras turísticas quanto a união de interesses com fornecedores, como companhias aéreas, hotéis e outros players”. Segundo ele, o resultado da seriedade do trabalho realizado entre os setores público e privado no Nordeste se traduz em novos investimentos de peso, a exemplo do que ocorre hoje com o setor hoteleiro.

Quanto ao interesse do brasileiro, o secretário-executivo da CTI -Nordeste cita pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo e Embratur que mostram o desejo desse turista em viajar pelo País. E, nessa esteira, o fato do Nordeste ser o destino preferido por 52% dos entrevistados.

Próxima BNTM
“Estamos com um forte ritmo de planejamento e organização. Esperamos superar os números da última edição”, prevê Roberto Pereira. No forno, a próxima edição da BNTM – Brazil National Tourism Mart, que acontecerá de 22 a 26 de abril, no Centro de Convenções de Fortaleza anima os organizadores que planejam atrair número ainda maior de compradores. Na última edição, no Recife, neste ano, comparecerem 270 buyers, de mais de 27 países de um total de 210 empresas brasileiras suppliers (operadores de receptivo internacional, hotelaria, companhias aéreas, entre outros players do trade nacional). A CTI-NE estima que cerca de US$ 204 milhões tenham sido movimentados durante o encontro de 2014.

Nina Marciano Comunicação / Turismo em foco